AÇO 100% RECICLÁVEL
 
AÇO: UMA ESCOLHA SUSTENTÁVEL

O reaproveitamento do aço é uma solução simples e barata para prevenir a escassez do minério de ferro e diminuir as despesas das usinas siderúrgicas. Hoje, a matéria prima existe em abundância no Brasil, mas a sua extração ao longo dos anos pode gerar sérios problemas ao meio ambiente e dificultar a produção de aço.

A grande vantagem do aço se deve ao fato dele ser 100% reaproveitável pois, diferentemente de outros materiais, suas propriedades são mantidas durante o processo de reciclagem. Isso permite que o aço seja reutilizado infinitas vezes.

A economia de recursos naturais ocasionada pela reciclagem é surpreendente.
A cada tonelada de aço reaproveitado economiza-se 1.140 Kg de minério de ferro, 454 Kg de carvão e 18 Kg de cal. Atualmente, 37% (459 milhões ton) do aço produzido no mundo é fabricado a partir da sucata de aço. A cada ano,
385 milhões de toneladas de aço são recicladas no mundo todo.

Além dos benefícios da reciclagem, o aço mostra-se a melhor opção dentre outros materiais, uma vez que o tempo de deterioração desses resíduos pode demorar mais de 500 anos, enquanto o aço se decompõe em um período de 5 a 10 anos, sem qualquer agressão ao meio ambiente. Veja na tabela comparativa abaixo o tempo de decomposição de cada material:

Material

Tempo de Degradação

Aço de 5 a 10 anos
Alumínio 200 a 500 anos
Cordas de nylon 30 anos
Embalagens PET Mais de 100 anos
Louças Indeterminado
Metais (componentes de equipamentos) Cerca de 450 anos
Papel e papelão Cerca de 6 meses
Plásticos (embalagens, equipamentos) Até 450 anos
Vidros Indeterminado